29 setembro, 2011

Uma vida memorável

(em um experimento dentro de uma caverna a percepção da passagem de tempo foi comprimida pela metade.)...

"A monotonia comprime o tempo, a novidade o expande. Você pode se exercitar, ter uma alimentação saudável e viver uma vida longa, mas experienciar uma vida curta. Se passar a vida sentado em um cubículo lidando com a papelada, um dia vai passar sem memória e se fundir com o seguinte... e desaparecer.
Por isso, é importante mudar a rotina, passar férias em locais exóticos e ter o máximo possível de experiências novas que possam servir de âncoras para nossa memória. Criar novas memórias estende nosso tempo psicológico e prolonga a percepção de nossa vida.
Em 1890, William James foi o primeiro a escrever sobre a curiosa distorção e síntese do tempo psicológico no Principles of Psychology: "Na juventude, podemos ter uma experiencia absolutamente nova, subjetiva ou objetiva, a cada hora do dia. A apreensão é vívida, a retenção é forte, e nossas rememorações daquela época como aquelas do tempo que passamos em uma viagem rápida e interessante, são de algo intricado, diversificado, com traços marcantes", escreveu. "Mas, à medida que os anos passam, algumas experiências se convertem em rotinas automáticas que mal notamos, os dias passam e os anos tornam se ocos e comprimidos. A vida parece se acelerar quando envelhecemos porque a vida se torna menos memorável"




Entenderam porque odeio rotina e adoro mudança? Dá pra viver muitas vidas em uma!





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]