25 março, 2012

Albert Camus

Sabe aqueles textos que você lê e pensa: eu gostaria de ter escrito isto!?
Pois assim é minha identificação com Albert Camus, o cara escreveu um livro chamado O Estrangeiro que eu recomendo demais, é um livro fininho, diferente de tudo que eu já li, comovente do início ao fim. Sartre, quando leu o tal livro comentou: _Eu gostaria de conhecer a pessoa que escreveu este livro. Um dia, em uma festa, Camus bateu em seu ombro: _Sou o autor do livro. Foram amigos por 10 anos, brigaram por divergências políticas e muito tempo depois Sartre diria: _Ele foi meu último bom amigo.
Enquanto Sartre fazia questão de ser adulado pelos círculos de intelectuais, Camus preferia que este reconhecimento viesse das mulheres, foi um notório mulherengo, gente finíssima. Camus escreveu alguns pensamentos que eu vivo pensando, só que ele escreveu e eu não :)


"Antes, a questão era descobrir se a vida precisava de ter algum significado para ser vivida. Agora, ao contrário, ficou evidente que ela será vivida melhor se não tiver significado."

"Amo ou venero poucas pessoas. Por todo o resto, tenho vergonha da minha indiferença. Mas aqueles que amo, nada jamais conseguirá fazer com que eu deixe de amá-los, nem eu próprio e principalmente nem eles mesmos."

"O que dá valor à viagem é o medo. É o fato que, em um certo momento, quando nós estamos tão longe do nosso próprio país que somos apreendidos por um vago medo e um desejo instintivo de voltar para a proteção dos velhos hábitos. Este é o mais óbvio benefício de viajar. No momento que estamos febris mas também expostos, que o mais leve toque nos faz tremer até as profundezas de nosso ser. É uma ocasião para testar o espírito."






<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]