08 julho, 2014

Aaron Swartz

Quando Aaron começou a lutar pela liberdade ele era só uma criança. Um menininho, um gênio que já participava de mesas de debate importantíssimas e tinha um discurso incomum para sua idade. "Você é poderoso", Aaron dizia. Aaron Swartz era um exímio programador e principalmente ativista que trabalhava incansavelmente para mudar o mundo. Divulgou milhares de artigos científicos protegidos por leis de copyright, criou o Reddit, foi o criador do RSS e coautor do Creative Commons.
Acontece que o sistema simplesmente não tolera pessoas como Aaron. Vieram pra cima dele com uma fúria bestial, processaram, ameaçaram e aterrorizaram até destruírem-no emocionalmente e fisicamente. Depois de uma dolorosa batalha judicial, Aaron se matou aos 26 anos.
Seu legado fica: seremos poderosos se soubermos usar a informação para nos instruirmos. Recomendo muito o documentário que conta a história do Internet´s Own Boy, mostrando filmagens de família desde sua infância, é uma tristeza ver imagens de um menino tão feliz sabendo que sua vida ia ter um fim tão brutal. Kevin Poulsen (o hacker e ativista) fez um comentário sobre o que este cara teria feito se não morresse tão cedo. Nunca saberemos, mas certamente o cara teria mudado o mundo. Só para te dar um pouco de perspectiva, o que você estava fazendo quando tinha 12 anos? e com 13? Eu me lembro de andar de bicicleta e ler quadrinhos, já Aaron, aos 12 fez uma wikipedia em seu quarto, sozinho! Aos 13 ele estava definindo os termos da Creative Commons, sua mãe o levava para os eventos onde ele era um dos cabeças. Entendeu o tipo de pessoa que perdemos? O documentário da sua vida é dos favoritos ao Oscar de 2015, e está disponível na web, com licença Creative Commons, como não poderia deixar de ser.
Assista aqui.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]